Fausto Borges

Ler no Brasil custa caro?
É dito que sim! Qualquer livro com Sedex fica no mínimo por 60 reais, suponho! Ler que tão bem pode nos fazer! Se diz também que um livro chama outro.

Atualmente estou buscando valorizar os que tenho. Mas não demora muito para voltar a fazer pedidos. É muito bom! É uma espécie de paixão!

É dito que em meio a era das redes sociais, a informação é algo de profissionais, e esses estão no livro. Mas tem coisa boa no YouTube, Facebook, Twitter...

Ler requer paciência, humildade, curiosidade, espanto... Não faz de nós necessariamente pessoas mais éticas, felizes, mas penso que pode ajudar.

Aos que nesse momento estão lendo, esperam ou acabam de receber um livro, digo "É muito massa né?". Rsrs.
(Publicado em 12/01/2018)
_______________________________________

A Contribuição do Cristianismo
Incas e Astecas, antes do Cristianismo se tornar a religião oficial do território americano, matavam só em um dia mais de 20 mil pessoas, como sacrifício aos deuses. E o povo se "lambuzava" com o sangue derramado.

O texto bíblico diz a contribuição do cristianismo para o mundo; "não é o sacrifício de bois, de touros, humanos, que traz o perdão... Mas sim, o sacrifício de Jesus...". Pois é, eu creio!

Esses dias lendo biologia, não me contorço com os argumentos a favor da não criação Divina. A biologia, para os grandes teólogos, pode ajudar a fé cristã a compreender-se melhor, e a fé pode ajudar a biologia a trilhar um caminho plausível.
(Publicado em 01/12/2017)
_______________________________________


"Palavra certa, do jeito certo..."
"Pedirei, com toda a humildade que puder recolher em mim, que me dês, como dom de tua misericórdia, a mim que sei que não mereço, a palavra certa, do jeito certo, na hora certa!

Assim terei certeza de que minhas palavras não passarão. O que é mais importante: sei que minhas palavras ajudarão a curar, mesmo que tenham de ser exigentes, como as que nasciam de tua boca!

Não sei dizer as coisas como se deve. Por isso, dá-me sabedoria para falar ou calar a minha boca. Mas que não seja por medo, nem por dinheiro... Nunca por omissão"

(Extraído do livro "Palavras que não passam" de Pe. Zezinho, Pág 7).
(Publicado em 30/11/2017)
_______________________________________


E a vida? É bela?! Lágrimas?! Bonita?! Absurda?!...
Nem sempre o mundo que nos cerca está ao nosso lado; desemprego, doenças, morte de bala perdida, furações, tsunami, etc. Negar o poder lesivo do mundo é bobagem. Podemos e devemos vislumbrar nossa condição de choro e gozo. Mas, para nós que cremos, sabemos por meio da fé que Deus sabe bem o que fez.

Constate gestos de caridade, sem presunção ou pretensão, de pessoas com as quais você se depara. Talvez a motivação dessas pessoas seja o crer no Supremo Bem e no seu Amor incondicional. Portanto, diante de notícias de pedofilia, esses gestos podem nos remeter a repetir que Deus sabe bem o que fez.

E diante da dor invés de dizer que vai dar tudo certo, ou, já deu tudo certo, prefiro fazer o que me cabe e pedir a Deus o que somente Ele pode realizar. Se a resposta for não, como foi no Getsêmani, lembro da prece de Dostoiévski "Meu medo é de não ser digno de meu sofrimento".

Vida de fé é bela e vale de lágrimas!
(Publicado em 07/11/2017)
_______________________________________


O ser humano, quem ele é?
Um ser político e religioso. Sempre uma liberdade dividida entre o bem e o mal, grosso modo, que diz "livrai-me Deus!! Ai,ai!!". Sobre o tema, para um espírito mais sedento, recomendo o livro de Batista Mondin "O homem, quem ele é?".

É também um animal pensante que anseia tomar café, almoçar e jantar em paz. Para Ernest Bercker, um ser que morre de medo de morrer, e que sabe camuflar esse medo sendo submisso, por exemplo, a um Hitler.

No Youtube existe um canal chamado "Quem somos nós?", lá você encontra especialistas comentando pensadores sofisticados, por exemplo, Bauman, Guimarães Rosa, Nietzsche, Freud, etc.

Somos também alguém que procura ter alguma lógica nos pensamentos e emoções, para exibir uma aparência civilizada. Quando não conseguimos recorremos aos remédios, Igrejas...

Pois é, quando se trata de Deus e do ser humano nada é simples e unívoco!
(Publicado em 26/10/2017)
_______________________________________


Ler livros é garantia de emprego?
Ler um livro por semana ou semestre não faz de você necessariamente uma pessoa mais ética e de emprego garantido. Nessa vida não existe penhor! Pelo que sei somente a fé cristã anuncia penhor.

Mas leia! Quem ler nunca está só, pode "viver" cinco mil anos. Leia pelo motivo de que aprender com a "cabeça" é importante. Comece! Sente e comece, com o tema que você gosta "religião, automobilismo, vestimenta, música, futebol...". Um livro chama outro, e um tema também.

Quem começou com "Crepúsculo ou Harry Potter" pode estar agora lendo Graciliano Ramos ou Emanuel Kant.

Lembro de ter lido que um empresário em São Paulo invés de dinheiro dava livros aos pedintes.

Esses dias em sala de aula acabei sorrindo quando um aluno pegou o livro que usei e disse "não tem figura nas páginas para diminuir o texto". Pois é, ler pede esforço.

Lembro também do comentário "como é importante acertar no livro". Aqui vai para os pais.

Encerro dizendo que leio no esforço de ouvir o autor. No momento em que penso sobre os temas grandes, talvez me ajudem a encontrar respostas ou apontamentos.

(Publicado em 18/10/2017)
_______________________________________


O que é Trabalho?
É todo esforço físico, mental, espiritual com o objetivo de de alcançar algo útil. Nosso País ainda possui um número chocante de desempregados. Causa disso? Corrupção, incompetência, o eleitor, Estado demais???

O trabalho pode nos ajudar a eliminar, por assim dizer, três males; vício, aborrecimentos e necessidades. E segundo Hannah Arendt, o que faz com que aos poucos o trabalho se torne um fardo, não é o esforço que ele exige, mas sim a repetição implacável. Fazer todos os dias as mesmas coisas e do mesmo jeito é imperdoável, o encanto do início desaparece. Destarte, é preciso fazer de um jeito novo. Então, vale lembrar que as três grandes religiões do mundo afirmam que o amor é inventivo.

Atualmente creio que não é a ciência, a técnica, estado gigante, que irá eliminar ou diminuir miséria do mundo, e possibilitar o bem viver, mas sim, deixar o povo trabalhar.

Pergunte ao empresário de sua rua sobre leis trabalhistas e carga tributária. O que traz contentamento é a pessoa constatar que ela é a grande responsável por suas conquistas de modo lícito.

Político deixe o povo trabalhar!!!
(Publicado em 06/10/2017)
_______________________________________


O Que é Auto-ajuda?
Grosso modo é "ai de mim se não fosse eu". É a crença de que pensar correto é garantia ou grande motivação para alcançar o bem viver. É um retorno ao intelectualismo socrático. É tornar-se uma pessoa determinada sem auxílio sobrenatural.

Acredito que o pensamento positivo e a boa vontade possam em certa medida nos ajudar na conquista da boa vida. Mas, por qual motivo digo "em certa medida?".

Pelo motivo do acreditar em fraqueza moral. Nós cristãos temos essa palavra "Sem Mim nada podeis fazer". São Paulo falava em um espinho na carne, que o fazia mendigar a graça divina.

Aliás, foi ele que inventou o conceito de Graça, já o de Auto-ajuda nasceu com o livro "A origem das espécies" de Charles Darwin (Sobrevive o mais apto).

Penso que um pouco de sinceridade consigo mesmo basta para constatar que pensar positivo e boa vontade não são suficientes para alcançar o verdadeiro bem viver. 
(Publicado em 03/10/2017)
_______________________________________

Quem é Lula?
"O pai dos pobres" foi condenado pelo, parcial ou imparcial, Juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão. Será mesmo que por meio da política o ser humano pode fazer desse mundo, por assim dizer, um palco sem dor e sofrimento?
Grosso modo, sabemos que o humanismo argumenta a favor do ser humano ir em busca do "Trono" de Deus. Para essa filosofia quem garante que seu futuro será bom é somente seu empenho e inteligência, aplicada na política, ciência, etc.
Diz ainda que buscar ser fiel, amar um Deus, é tido como um fardo que impede o progresso. Mas por qual motivo essa paixão pelo ser humano em seu auge produziu duas guerras mundiais? O que há de errado conosco?
Lula e Obama parecem espécies de falsos messias. Lembro da transmissão de suas posses, o clima era de inauguração do reino.
Por fim, até que se prove o contrário Lula é "O pai rico dos pobres". 
(Publicado em 25/09/2017)

Nenhum comentário: