sexta-feira, 22 de maio de 2015

Sessão (Especial) Conjunta em Banzaê: os discursos foram bons e poisitibos

Nesta quinta-feira (21) às 10h30, a tão esperada Sessão Conjunta entre os Poderes Legislativos de Banzaê e Ribeira do Pombal foi realizada. E, os discursos foram muito positivos.
Estavam presentes vária lideranças de Ribeira do Pombal, Banzaê e municípios circunvizinhos: o secretário de Banzaê Galileu Gama, A prefeita Patrícia, a vice-prefeita Vera Leal, o ex-vereador Zezi, o vereador de Ribeira do Amparo Genildo Reis, alem de professores e outras representatividade comunitárias.
Agora o fato que estranha é ausência de quatro vereadores de Banzaê (Zé Peixinho, Irará, Dedezinho e Júnior Qué Isso), que justificativas foram dadas? Como disse José Alves: "Os vereadores e Prefeitos são funcionários do Povo. Portanto, ele devem esse tipo de satisfação ao povo." E também não compareceram cinco dos vereadores de Ribeira do Pombal.

O principal objetivo da realização da Sessão foi a situação deplorável da BA-388 que há quase 10 anos encontra-se em situação de calamidade. Depois dessa realização, será feito um documento para ser encaminhado ao Governo do Estado da Bahia, solicitando (com urgência) as devidas providências, segundo relatou o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal - Roberto Alcântara, de cognome Bebeto, apresentando o motivo principal da reunião de ambas as Câmaras.
No segundo momento do uso da palavra (no final da Sessão) o Vereador ressaltou a importância dessa união que visa "pressionar o Poder Executivo Estadual, visto que os dois Executivos Municipais (de Banzaê - a prefeita Patrícia - e o de Ribeira do Pombal - Ricardo Maia), sempre vêm cobrando junto ao governador, pois esta via é de benefício para mais de 30..000 habitantes, que envolver os dois municípios". E ainda reforçou que este debate não pode parar por aí. "Após o encaminhamento do relatório (e do recebimento de sua possível resposta) será realizada uma nova sessão, e será para juntos comemorar a vitória, se possível ainda no início do segundo semestre", assim disse em tom confiante. Agradeceu ao trabalho da imprensa (Rádio Pombal FM, Rádio Povo AM, Rádio Planalto e TV do Cumbe, aos blogs e sites Montenius, Banzaê News, e Joilson Costa) pela divulgação de matérias que geraram repercussão estadual.

O vereador Adriano Souza - presidente da Câmara de Banzaê - fez a abertura oficial dos trabalhos, partindo do principal que "era de grande importância realizar essa sessão conjunta, tendo em vista que Banzaê não é irmã, mas é filha de Ribeira do Pombal; além do mais salientou que a prefeita Patrícia Nascimento vem cobrando incansavelmente ao Governo do Estado sobre essa situação (que aliás todos os vereadores de Banzaê foram unânimes em dizer isso), mas não é atendida com a devida atenção merecida atenção, e agradeceu ao apoio dado pela imprensa entre elas: Radio Pombal FM, Rádio Planalto e TV do Cumbe e aos blogs e sites Blog do Joilson Costa, Banzaê News e Montenius.
A seguir o vereador Adriano abre espaço para a galeria fazer uso da palavra;

GALERIA
  • O primeiro a fazer o uso da palavra é o cidadã Jorge Alves - presidente da Comissão dos Direitos Humanos de Banzaê - que em sua fala, cobrou e enfatizou a importância de exigir mais transparência na execução de qualquer projeto, pedindo aos vereadores que exijam e torne conhecido do povo o projeto de execução de qualquer obra para o município, afim de não acontecer o mesmo do cascalhamento da estada Ribeira do Pombal-Poço, pois "estrada é vida."
  • O segunda a usar a palavra foi o senhor José Claudio - de São João da Fortaleza -, representante da cooperativa de proprietários de veículos e se dispôs ajudar nessa tão importante luta.
  • Outro foi o índio Agrício - da aldeia do Araçá [que é suplente de Junior Qué Isso - que mais uma vez vez não compareceu], disse que "a comunidade indígena também está preocupada com essa situação, pois já são muitas tentativas de roubos e assaltos, os acidentes, e também lembrou que importante fazer um acostamento adequado na via.
  • A Prefeita Patrícia também esteve na sessão e fez o uso da palavra e disse que não está medindo esforços para cobrar do Governador Rui Costa, e que há uma semana atrás - em Tucano - tocou no mesmo assunto, e que essa cobrança deve ser em conjunto.
  • A vice-prefeita Vera Leal enfatizou a importância da reivindicação em conjunto, lembrando aos vereadores que recorram aos deputados que se elegeram com os votos de Banzaê e Ribeira do Pombal.
E passando a palavra para os parlamentares, o primeiro a discursar foi o vereador Marcelo Brito (Ribeira do Pombal) - idealizador da sessão conjunta - lembrou da Primeira Câmara formada em Banzaê no anos de 1989, Depois de relembrar outros fatos históricos da política bnazaêense, reforçou que os dois municípios precisam trabalhar em conjunto para sanar os problemas que assolam os mesmos.

Fernandes do Campo do Brito (Banzaê) lembrou dos sofrimentos vividos por alunos que utilizam todos os dias a estada, e que alguns tiveram até que mudar de percurso pra tentar escapar do incômodo causado pelos buracos e demora de se chegar ao destino. Também pediu a parceria dos 15 municípios que integram a região no tocante ao Hospital Geral Santa Teresa (HGST).

João Miranda (Ribeira do Pombal) reforçou o que os outros disseram e pediu mais empenho dos dois prefeitos no que diz respeito a BA-388.

Gilson do Camamum (Banzaê), por sua vez, disse que o que Banzaê vive é um descaso - citou o caso dos funcionários que moram no município de Ribeira do Pombal, mas que trabalham na Câmara e em uma das escolas como porteiro, e não deixou de lembrar a luta que - desde a época de Jailma - vem sendo travada, durante quase oito anos, pelo executivo de Banzaê para cobrar do Governo dos Estado.

O líder da bancada da oposição de Ribeira do Pombal - Antônio Bernardo Neto (Ribeira do Pombal) - , disse que se sente muito bem em Banzaê, porque seu Pai foi um dos primeiros candidatos a prefeito de Banzaê (1989) e perdeu para Edval Calazans. Ele se declarou polêmico e chamou de "tragédia antecipada" o assunto ora debatido, apesar de ser um passo inédito, visto que outras BAs se encontram em situações parecidas com a da BA-388, mas que isso é importante para chamar a atenção do poder público Estadual, e ver se, assim, eles olham um pouco para a nossa situação. Não esqueceu de também falar da situação do HGST.

o vereador Vandelei Bitencourt (Banzaê) agradeceu ao vereador Marcelo Brito por idealizar essas sessão e pelo serviço prestado à comunidade do Tamburil há naos atrás, e reforçou oquão é importante a realização desse evento em conjunto, pois isso enaltece a ligação filial entre Banzaê e Ribeira do Pombal. Segundo ele, a Câmara de Banzaê vem sempre batendo na mesma tecla com relação a BA-388 "que já chega de tapa-buracos! Niguém suporta mais isso... o comércio de Banzaê esta cada vez mais se acabando... a economia (e o desenvolvimento) de Banzaê esta se acabando..." e à situação do HGST. Ele lembrou que o motivo principal de eles estarem ali e "ser representantes do povo. Foi o povo que escolheu eles para falar em nome dele, por isso o caso é urgente".

Alessandro (Ribeira do Pombal) desejou "sucesso nas solicitações e mais qualidade no asfalto que tenha um prazo de validade considerável, e não só essa enrolação e (mencionando Jorge Alves) cobrar o plano de execução para fazer uma fiscalização".

o vereador Fábio (Ribeira do Pombal), lembrou outras situações ruins de estradas nas vizinhanças de Ribeira do Pombal, e tocou no assunto da Faculdade de Medicina para o Município que favorece a Região, bem como o desenvolvimento da própria cidade. "Embora a maior parte da BA-388 esteja dentro de Banzaê, Ribeira do Pombal precisa dela para o seu desenvolvimento econômico".

Elias Brasil  (Ribeira do Pombal), disse que sente na pele o que está sendo reivindicado, pois utiliza várias vezes no dia essa estrada par ir e vir à Ribeira do Pombal, pois ele mora em povoado.

O vereador Sergio (Ribeira do Pombal), disse que é preciso fazer movimentos como esses (e lembrou a paralisação realizada em 16 de agosto de 2013 na BR-110), e "que não é só para ficar de reuniões, mas é preciso tornar concreto tudo o que está sendo discutido, e que Banzaê e Ribeira do Pombal deram muitos votos para eles, e, portanto, merece mais respeito".

A vereadora Kathyuscia (Banzaê), lembrou dos movimentos feitos nas redes e de quando viu as bananeiras "plantadas" e isso ajudou a realizar essa Sessão Especial, e achou muito interessante a forma usada para chamar a atenção, e citou dos momentos em que ela, ainda aluna da Faculdade Dom Luz e gestante, sofria e precisava até parar de ir alguns dias pois não aguentava a viagem devidos os inúmeros buracos nas estradas, e disse "somos nós que temos que cobrar". Lembrou dos trabalhos feitos pelos blogs e sites entre eles o Montenius, o Banzaê News e o Blog Joilson Costa e agradeceu pela força que eles deram - e estão dando - no intuito de sanar essa situação e cobrou mais a participação da população nas sessões, pois isso é importante.

Como sugestão para os próximos debates fica também a situação e atendimentos do Cartório em Banzaê que não está nada bom.
Fotos perfil do Facebook de Roberto Alcântara (Bebeto), Áudios cedido por Márcia Matos e Inácio Matos

Nenhum comentário: