sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Manifestação na BR 110 e BA 388 (220) aconteceu.

Confesso que não sei como relatar o fato que ocorreu hoje. Em poucas palavras tentarei expressar o que esse evento significou para nós. Irei somente transcrever o texto de Patativa do Assaré, "O Boi Zebu e as Formigas", e agradeço ao Dr. Equiber Santos - Delgado de Polícia Civil de Ribeira de Pombal e Banzaê - por me sugerir tal leitura.
Ainda hoje me sinto comovido em termos realizado aquele evento sem nenhum ato de vandalismo, sem violência. Conseguimos mostrar que o povo é educado, paciente, mas firmes e decidido quando quer reivindicar o que é seu. O povo é sereno e forte. Essa é a marca do verdadeiro nordestino. Alertamos que não somos mais aquele - que pensavam muitos há algum tempo - que pudessem comprar com "favores" e promessas mesquinhos. E por falar em promessas, fica bem claro com esse ato, que somos pessoas que de um jeito ou de outro caminhamos para a santidade, mas não somos santos, para vivermos de promessas. "O povo merece respeito, e não "mais respeito", porque eu só posso dizer mais respeito quando ele já é respeitado um pouco.
(Fotos: Bruno Matos - Banzaê News. Clique nas imagens para ampliá-las)
Deixo meu agradeço (em nome da comissão) a todos que compareceram e aos que não compareceram também, mas rezaram, torceram e fizeram o possível para que isso se realizasse na mais perfeita harmonia. E foi assim que aconteceu. Agradecemos ao Padre Mário (nosso pároco) pelo apoio e por estar presente nessa causa social tão importante para esse povo (Povo de Deus). A deputada Fátima que foi a única que se apresentou - talvez por acaso - e ficou conosco nas negociações e comunicação com a esfera estadual, onde foi firmado um compromisso com um representante do gabinete do governador em nos dar uma resposta convincente, e vai ao DERBA pedir que seja feita uma operação "Tapa-Buracos" com mais qualidade. Mas lamento porque não tinha nenhum do Poder Legislativo nem de Banzaê e nem de Ribeira do Pombal, muito menos os Secretários e muito menos o prefeito Ricardo Maia e nem a prefeita Patrícia. Onde estavam aqueles que o povo escolheu para ser sua voz e sua vez quando mais ele precisa?
Agradecer aos índios Kiriris de Mirandela que nos ajudou desde o primeiro dia da manifestação, começando na BA 388 (BA 220). Ah! E a maioria do proprietários de veículos, os comerciantes (aqueles que não foram), alguns estudantes que sofrem andando nessas estradas? Em fim.
Agradecemos aos meio de comunicação de nossa região, em especial ao Banzaê News, Blog do Joilson Costa, Pombal FM, Rádio Povo AM e ao mais novo parceiro de informação visual o Pombal Alerta, ás polícias Mlitar, Civil e Rodoviária Federal pelo apoio e mediação entre o povo e os órgão público.
Em fim, obrigado a nós, "Formigas" que começamos a incomodar os "Bois Zebus".
Para mais informações acesse: Banzaê News, Pombal Alerta, Folha Pombalense e Blog do Joilson Costa.

Nenhum comentário: